Artigos e notícias
01/10/2009
Lesões no joelho atingem corredores de final de semana

Uma rotina estressante e a ausência de tempo livre para a prática regular de esportes fazem com que muitos brasileiros acabem optando pelo tradicional cooper nos finais de semana. Pelo Parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, por exemplo, circulam cerca de 190 mil pessoas aos sábados e domingos. Apesar disso, muitos desconhecem que é necessária uma série de cuidados para garantir sua própria saúde e fazer do hobby uma atividade sempre agradável.

As lesões mais comuns acontecem no joelho, maior articulação do corpo humano e segunda área mais afetada pela prática de esportes – perde apenas para o tornozelo. São 4 ossos (fêmur, tíbia, rótula e cabeça da fíbula) e tendões, músculos, ligamentos e meniscos que, se não merecerem a atenção adequada, podem ocasionar problemas como a tendinite.

“O overuse (ou super uso) leva à sobrecarga dessas estruturas, causando o surgimento de inflamações e, por conseqüência, dores e inchaços”, explica o médico ortopedista Ari Zekcer, cirurgião de joelho e especialista em medicina esportiva pela Unifesp.

Sendo assim, algumas precauções devem ser tomadas para fugir das bolsas de gelo e evitar problemas no futuro. O Dr. Zekcer dá as dicas para quem está começando:

Para os treinos, procure sempre orientação de um profissional capacitado, que saiba dosar a duração e a freqüência das corridas;
- Opte por um modelo de tênis que seja adequado às suas necessidades. Os mais indicados são os que apresentam parte anterior longe, com amortecedor e contrafortes laterais;
- Tome cuidado com o piso, procurando variar entre tipos diferentes. Evite aqueles que são muito rígidos e/ou irregulares;
- Pratique o aquecimento e o alongamento antes e depois das corridas;
- No caso do surgimento de alguma lesão, reduza a carga de treinos e procure orientação médica. Existem formas alternativas de treinamento para que não se perca o condicionamento cardiorespiratório.



Voltar
Rua Leopoldo Bier, 825
cj 301- Porto Alegre/RS
51 3217 2390 | 3217 0030
geraldoschuck@yahoo.com
© copyright 2009, Dr. Geraldo Schuck, todos os direitos reservados.