Artigos e notícias
01/01/2010
ORIENTAÇÕES NO PÓS-OPERATÓRIO DE OMBRO

Se você foi operado recentemente de seu ombro, saiba que os 3 primeiros meses que seguem a intervenção são fundamentais: é o período de cicatrização da cirurgia. Todo movimento doloroso ou violento retarda a cicatrização, e pode comprometer o resultado da cirurgia.

 

Sua recuperação só será eficaz se você souber respeitar e seguir os conselhos quanto ao tempo de repouso. E só será eficaz se você fizer sua parte a domicílio.

 

Nós lhe pedimos expressamente:

-   De conservar sua tipóia fora das sessões de fisioterapia.

-   De pedir ajuda para os gestos mais simples (vestir-se, despir-se, lavar-se...). Seu fisioterapeuta lhe orientará o momento no qual você poderá ter um pouco mais de autonomia.

-   De não realizar caminhadas ou trajetos de carro relativamente longos. Estas atividades criam abalos, os quais são mal tolerados por seu ombro.

-   De escutar e respeitar os conselhos que o seu médico e fisioterapeuta lhe propõem.

 

Sua prioridade será os exercícios de reeducação, várias vezes por dia. Isto quer dizer que, VOCÊ SERÁ O PRINCIPAL RESPONSÁVEL POR SUA REEDUCAÇÃO. Os programas fornecidos pelo seu fisioterapeuta serão o seu guia de reabilitação e a garantia de manutenção da flexibilidade de seu ombro operado.

 

O papel do fisioterapeuta será o de corrigir, reavaliar, orientar, progredir, ou até mesmo regredir quando necessário, nas etapas do tratamento. Ele não mais mobilizará o seu braço, logo que você consiga fazê-lo totalmente sozinho. Em caso de dificuldade particular, ele lhe ajudará a achar sua autonomia para realizar os exercícios.

 

Sua sessão será de curta duração, com exercícios simples, com poucas repetições. Este é um dos segredos para evitar a inflamação do ombro operado, origem de dores e de rigidez pós-operatória. Caso contrário, isto poderá levar seu ombro à fadiga, que não notamos durante a sessão, mas que se manifesta depois da sessão (dor e rigidez).

 

 

LEIS DO SUCESSO DA REABILITAÇÃO

 

- O PECADO ESTÁ EM FAZER DEMAIS, E POR TEMPO PROLONGADO DEMAIS! -

- Não se exercitar várias vezes em um só tempo, mas sim várias vezes durante a jornada. -

- NÃO QUEIMAR ETAPAS, JAMAIS FORÇAR! -

- Em caso de dúvidas, problemas ou inquietação, não hesite em nos contatar. -

- Não fazer o MÁXIMO que pode, mas sim o NECESSÁRIO! -

- NUNCA PROVOQUE DOR E RESPEITE SUAS DORES E LIMITAÇÕES. -

 

Em casa, você continuará a reabilitação por movimentos de automobilização, sem provocar dor, realizados várias vezes durante o dia.

 

 

QUANTO AO USO DE TIPÓIA

 

A tipóia serve para colocar o seu braço em repouso, impedindo-o que você se movimente demasiadamente. Ela evita também os movimentos reflexos, que podem ser perigosos. Enfim, ele sinaliza às pessoas que o cercam de que você tem um ombro ‘doente’. Por conseqüência, é imperativo colocá-lo, sobretudo, se você estiver tentado a usar seu braço, se você realizar trajetos em carro e no fim do dia. Caso você vá freqüentar algum recinto pleno de pessoas, é aconselhável utilizar a tipóia, a fim de evitar acidentes e agressões imprevistas e inesperadas.

 

A retirada da tipóia, após autorizada, será feita progressivamente (abandoná-la algumas horas por dia, depois de mais em mais de acordo com a tolerância). Provavelmente seja iniciada com abandono do uso dentro de casa, mas ainda usada para dormir.

 

Atividades proibidas nesta fase: (A rediscutir com seu cirurgião ou fisioterapeuta)

  • faxina – limpeza da casa
  • passar roupa
  • varrer, cozinhar
  • dirigir
  • cuidar de crianças
  • trabalhos manuais, escrever
  • jardinagem
  • tricotar, costurar
  • caminhadas de longa duração ou percurso
  • retomada precoce de atividades profissionais


Em caso de dor, é necessário achar a causa:

-   seja em suas atividades normais do dia-a-dia

-   seja nos exercícios de reabilitação

Neste caso, descanse, pare com os exercícios. O repouso deve diminuir este quadro de desconforto ou dor. Caso contrário, contate seu fisioterapeuta ou cirurgião, a fim de reajustar seu programa e de lhe dar novos conselhos.

 

Repouso + Gelo + Programa Eleito

 



Voltar
Rua Leopoldo Bier, 825
cj 301- Porto Alegre/RS
51 3217 2390 | 3217 0030
geraldoschuck@yahoo.com
© copyright 2009, Dr. Geraldo Schuck, todos os direitos reservados.